sexta-feira, 13 de abril de 2012

República Velha - Exercícios


Exercicios

República velha no Brasil






Treine os seus conhecimentos para a avaliação do bimestre


 1- “... o chefe político lhes dava roupa, cachaça e uma  papeleta de voto..."  Ao texto pode-se associar, na evolução política brasileira, o

a) centralismo e a Colônia
 b) federalismo e o Império
 c) centralismo e a Monarquia
 d) coronelismo e a República Velha
 e) federalismo e a República Nova

2 - Do ponto de vista eleitoral, o coronel controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos, em candidatos por ele indicados, por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital, um emprego de professora. A permanência do coronelismo na República Velha deveu-se: 

a)os analfabetos que votavam durante a Republica velha em candidatos indicados pelos coronéis
 b) ao isolamento do sertanejo nordestino, visto que o coronelismo só ocorria na região Nordeste.
 c) ao fato de os chefes locais não dependerem de recursos dos governos para a prática de favores e benefícios locais.
 d) ao clientelismo, resultado entre outras coisas da precariedade de serviços públicos e da impossibilidade do cidadão de efetivar seus direitos.
 e) à autonomia dos coronéis, que não dependiam de outras instâncias do poder, inclusive no plano militar.

3- Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930 ),  a chamada  politica do café com leite  representou:

(A) uma política econômica de incentivo à produção e à exportação de café e açúcar para o mercado internacional
(B) a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira.
(C) a reação das oligarquias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul contra o monopólio de poder dos paulistas.
 (D) uma campanha publicitária promovida pelo governo federal destinada a atrair investidores estrangeiros, por meio da divulgação das riquezas do Brasil.
 (E) uma política de investimento em gêneros de primeira necessidade de modo a suprir o abastecimento alimentar da população urbana em expansão.

4 -  Durante a República Velha ( 1889-1930 ), a desvalorização da moeda nacional em face da moeda estrangeira foi uma prática de que o Estado brasileiro lançou mão com relativa freqüência.Sobre a desvalorização, pode-se afirmar que:

I) era extremamente conveniente tanto para o governo federal quanto para os governos estaduais, uma vez que facilitava a obtenção de empréstimos junto às grandes instituições financeiras internacionais.
 II) beneficiava primordialmente os setores econômicos ligados à exportação, como por exemplo os cafeicultores, uma vez que, se boa parte de seus  gastos eram pagos com a moeda nacional, parte significativa de sua renda era proveniente de moeda estrangeira.
 III) contribuía diretamente para o barateamento de produtos importados
 IV) provocava aumento do custo de vida da população assalariada, uma vez que muitos dos bens de consumo de primeira necessidade eram importados ou muitas vezes produzidos com matérias-primas adquiridas no estrangeiro.
 Indique a opção que apresenta a( s ) afirmativa( s ) correta( s ). (A) I. (B) II e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) Todas.

5 - A existência de um pacto ao nível federal, estadual e municipal é característica da República Oligárquica; sendo o coronel, o mediador entre as instituições políticas e a população interiorana (eleitores). Marque a alternativa correta sobre como são denominados esses pactos:

a) Federal: Política do Café-com-leite; Estadual: Política dos Governadores; Municipal: o Coronelismo.

b) Federal: Política de Valorização do Café; Estadual: Política dos Governadores; Municipal: o Coronelismo.

c) Federal: Política do Café-com-leite; Estadual: Política de Salvações; Municipal: o Tenentismo.

d) Federal: Política de Valorização do Café; Estadual: Política de Salvações; Municipal: o Tenentismo.


6 -Em grandes linhas, a chamada Política dos Governadores consistia em: “O presidente da República apoiaria, com todos os meios a seu alcance, a oligarquia dominante de cada estado; em troca, essa mesma oligarquia garantiria a eleição, para o Congresso, de candidatos oficiais”. A base de sustentação, desse tipo de política era constituída:

a) pelo coronelismo.

b) pelo apoio do exercito

c) pela ampliação do voto feminino

d) pela política do café-com-leite.


7- A primeira república que se estendeu de 1889 a 1930 teve como hegemonia política dois estados da federação que até deu origem ao termo de política do café-com-leite. Que estados eram estes?

a) Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

b) Mato Grosso e Goiás

c) Bahia e Pernambuco

d) São Paulo e Minas Gerais


8 - (PUCC-SP) Explique a política dos governadores na República Velha do Brasil.


9 - Sobre a Política do Café-com-Leite, explique:

a) qual a origem dessa expressão?

b) o que ela significava.


10 – Quem não possuía direito ao voto , segundo a constituição de 1891, vigente durante a Republica Velha no Brasil?

11 – Por que o voto ficou conhecido como “voto de cabresto” durante a vigência da Republica Velha no Brasil?

12-  Leia o texto a seguir  e desenvolva a questão relacionada

                    Senado aprova divisão dos royalties do pré-sal para todos os estados

    O Senado aprovou  o projeto que institui novos critérios de partilha dos royalties e da participação especial decorrente da exploração do petróleo. De acordo com o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), os recursos serão destinados a todos os estados e municípios do país - produtores e não produtores.

O governador André Puccinelli havia afirmado há pouco não ver como a divisão dos royalties do pré-sal não ser aprovada no Senado.

“O Sérgio Cabral (governador do Rio) acha que tem brasileiro só no Rio de Janeiro. Não tenho dúvida de que a divisão será aprovada porque são 24 Estados unidos pelo pré-sal, com três senadores em cada. São 72 senadores brigando. Não é possível que vamos perder com tudo isso de senador”, disse.

   Apenas três estados são contra a divisão do pré-sal entre todas as unidades da Federação: Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
    
   De acordo com Puccinelli, o Rio de Janeiro arrecadou, somente no período entre 2008 e 2009, R$ 12 bilhões com a exploração de petróleo.   Agora, com a descoberta e exploração do pré-sal, o estado fluminense continuará ganhando cada vez mais, mesmo se a partilha for aprovada. “Eles não vão perder nada. Só vai acrescentar a exploração do pré-sal”, afirmou o governador.

  O royalty é um valor que a empresa paga por explorar uma patente ou um recurso natural. As empresas que querem explorar uma jazida de petróleo em território brasileiro devem pagar royalties para o Brasil.
  A discussão é sobre como o País vai distribuir esse dinheiro. Antes, a verba era dividida entre a União e os Estados produtores de petróleo. No entanto, as outras unidades da Federação brigam para participar da partilha do petróleo explorado na camada do pré-sal.
    O senador Waldemir Moka (PMDB) chegou a afirmar que Mato Grosso do Sul poderá lucrar, dependendo do desfecho da discussão, até R$ 122 milhões com o petróleo do pré-sal.

OPINIÕES DIVERGENTES

“Acho mais que normal a divisão dos lucros sobre algo que os estados RIO, São Paulo e Espírito Santo não investiram nada pra ter isto é da nação é do povo do Brasil, que estes senhores querem mais dinheiro pra colocar no bolso próprio.”  ( Pedro Martins )

“ Absurdo isso. É ÓBVIO que os estados produtores devem ter direito a uma fatia maior dos lucros. O problema é que ninguem quer deixar de morder uma fatia do bolo de grana né, até quem não tem nada a ver com a história. TÁ FALTANDO VERGONHA NA CARA desse povo pra buscar alternativas de lucros em seus próprios estados.”
 ( Daniel Cruz)


   Os Estados que defendem a divisão do royalty de petróleo tem por base o federalismo. Durante a República Velha várias criticas são feitas a forma como era conduzida a politica nacional. Nela o principio do federalismo não era seguido  plenamente pelos grupos dominantes. Explique essa afirmativa.



13 - O projeto de Republica que não defendia prioritariamente os interesses da elite cafeicultura e que pensava em promover um governo centralizado, forte, progressista e uma politica voltada para o incentivo da indústria foi:

a) Projeto Oligáquico
b) Projeto democrático
c) Projeto militar
d) Nenhuma das respostas acima



 14 - O projeto de República que se instalou no Brasil não representava o pensamento de todos que haviam se engajado em sua defesa desde o período imperial. Esse projeto foi

A) O projeto Oligárquico
B) O projeto militar
C) O projeto democrático
D) Nenhuma das respostas acima

15 – O que caracterizou a politica brasileira durante o período da  Republica Velha ( 1889 – 1930 )  foi

a) O domínio dos interesses de elementos da sociedade brasileira que passam a partir daquele momento a adquirir cidadania, como as mulheres
b) O domínio dos militares que implantariam, com a inauguração da Republica um forte poder centralizado e  uma politica voltada pela defesa dos ideais de progresso
c) O domínio dos interesses dos grupos ligados a cafeicultura que colocaram em prática uma politica que favorecia principalmente os Estado produtores de café, como São Paulo e Minas Gerais
d) Nenhuma das respostas acima


Observações

 É importante perceber o que caracterizou a politica brasileira durante o periodo da chamada República Velha ( 1889 - 1930 ). Que interesses prevaleciam ? Como a politica implantada defendeu interesses de certos Estados, desviando recursos da União e deixando os demais Estados da federação em segundo plano ?
 Não esqueçam que, quem controlava o poder, controlava também os recursos, a distribuição dos impostos .
   Hoje existe uma grande desigualdade regional no Brasil. Regiões Norte e Nordeste por exemplo, apresentam uma situação econômica inferior ao Sudeste . As raizes podem ser buscadas neste periodo que implantou uma República injusta no Brasil


Qualquer dúvida,
 deixe comentários !



14 comentários: