terça-feira, 3 de abril de 2012

República Velha - atividade

Adicionar legenda


Questões desafiadoras

  Atenção aos alunos de história da turma 903 do CIEP 369 (Brizolão Jornalista Sandro Moreyra) atente para estas questões do teste a ser aplicado.  
 
  Aproveite as questões e com o texto em mãos realize a leitura para buscar as respostas.


Leitura e interpretação de texto é
fundamental para a compreensão da história !


Questões baseadas no texto,  Aliança "Café com política ",  da historiadora Claudia Viscardi, publicado na Revista Nossa História em maio de 2005


1 - A autora Claudia Viscardi no texto Aliança "Café com política" publicado na revista Nossa História em maio de 2005, afirmou que "A expressão mais adequada para a pressuposta aliança Minas, São Paulo seria então " Café com café" e não "Café com leite"  Com base nessa afirmativa, recorra ao texto e apresente que bases argumentativas a autora se apoia para sustentar essa ideia ?

2 - Algumas diferenças entre a cafeicultura paulista e mineira dificultava acordos entre a elite do café. Que diferenças eram essas apresentadas pela autora ?

3 - Qual era o principal objetivo do acordo politico estabelecido no Convênio de Taubaté (1906 -1913) ?

4 - Antes da proclamação da Republica, vários setores da elite paulista esteve a frente do Movimento Republicano, reunido no PRP ( Partido Republicano Paulista ) e assumiriam juntamente com os militares , o controle sobre os primeiros anos da República.  Presidentes como Prudente de Morais (1894-1898), Campos Sales ( 1898 - 1902 ) e Rodrigues Alves (1902 - 1906 ) eram paulistas e representavam diretamente os interesses da elite  cafeeira de São Paulo. No entanto,  quando os paulistas se articularam em torno de um quarto nome para assumir a presidência em  1906, não tiveram êxito.  Por que não tiveram êxito ?  O que isso significa para reforçar a ideia defendida pela historiadora Claudia Viscardi ?

5 - Por que a disputa pelo voto dos eleitores perdia importância em relação à escolha prévia do candidato pelos Estados durante a República Velha ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário