segunda-feira, 9 de abril de 2012

Iluminismo - Exercícios



Atenção alunos do 8° ano
 do Sarah Faria Braz !

Teste os seus conhecimentos para a avaliação bimestral  com exercícios já resolvidos







Características do Iluminismo, Sociedade do Antigo Regime e as  ideias de Montesquieu  no que diz respeito a divisão dos poderes do Estado ( Executivo, Legislativo e Judiciário )
 serão os temas da primeira avaliação


Exercícios


1 - Considere os valores enfatizados pelo Iluminismo. Explique a associação desses valores com o desenvolvimento do ato do comércio.


a) Igualdade : As possíveis desigualdades de riqueza entre os participantes do ato de comércio não são levadas em conta


b) Tolerância religiosa : No ato do comércio não importam convicções religiosas dos participantes


c) Liberdade : O comércio só pode desenvolver-se numa sociedade de homens juridicamente livres para vender e comprar




2 - O Iluminismo combatia vários elementos do chamado Antigo Regime. Cite o motivo pelo qual cada elemento era combatido.

a) Absolutismo monárquico : Impedia o predomínio dos interesses políticos da burguesia ( grandes comerciantes ) Impedia o princípio da igualdade entre os grupos sociais.  A  burguesia pagava altos impostos e não tinha poder de decisão politica.  Muitos burgueses entravam para a nobreza justamente para obter privilégios !


b) Mercantilismo : Prejudicial ao desenvolvimento do livre comércio, pois feria o individualismo burguês


c) Poderio da Igreja : Chocava-se com a autonomia intelectual defendida pelo pensamento racional. A igreja impedia o avanço da ciência, defendida pelo iluminismo




3 - Segundo Montesquieu, qual a finalidade básica da separação dos poderes do Estado ?


Evitar abusos dos governantes e proteger as liberdades individuais. Frear o poder dos reis, colocando um limite nesse poder que desejava ser absoluto. Esperava eliminar a base centralizadora do absolutismo com poderes paralelos




4 - Qual a tese fundamental defendida por Rousseau em sua obra  " O Contrato Social " ?


O soberano deveria conduzir o Estado segundo a vontade geral de seu povo, sempre tendo em vista o atendimento do bem comum. Somente este Estado, de bases democráticas, teria condições de oferecer a todos os cidadãos um regime de igualdade jurídica.  Os cidadãos teriam o direito de destituir  soberano caso este se mostrasse um tirano, isto é, um governo que não atendesse os anseios do povo e governasse de forma absolutista


5 - Quais eram em sintese, as ideias defendidas por Adam Smith ?


Smith criticava a intervenção do Estado nos assuntos econômicos afirmando que a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura. Afirmava que a verdadeira fonte de riqueza para as nações era o trabalho




6 - Por que o controle da natalidade é defendida pelo teórico Thomas Malthus ?


Para evitar futuras crises de carência de alimentos, dado que para este teórico , a população tende a crescer mais do que a produção de alimentos para supri-la




7 - Qual era o modelo de organização social presente no que ficou conhecido como "Antigo Regime" durante a época moderna ?


A sociedade do antigo regime , tinha os seus membros organizados em estamentos, divididos em 3 estados. 
1° Estado ( constituido pelo Clero, que detinha direitos na política )
2° Estado ( constituido pela Nobreza, que detinha direitos politicos e era sustentada com os impostos do 3° Estado )
3° Estado ( constituida pelo povo, restante da população que não pertencia ao clero nem a nobreza, aí incluidos a burguesia . Este grupo pagava altos impostos e não tinham direitos políticos )

 Vale lembrar que a Igreja num dado momento da história ofereceu apoio ideologico aos reis afirmando que a  legitimidade do poder real estava numa origem divina. Ideia esta contestada pelo pensamento iluminista





 8 - Leia o trecho e a seguir responda as questões.

“É na minha pessoa que reside o poder soberano... é só de mim que os meus tribunais
recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles não
exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso não pode nunca ser
voltado contra mim; é a mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependência
e sem partilha... a ordem pública inteira emana de  mim, e os direitos e interesses da
Nação, de que se ousa fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente
unidos com os meus e repousam unicamente nas minhas mãos.”

(Rei Luís XIV, Paris- França, 1766)
                                                                                         
a) A sociedade do Antigo Regime não era igualitária. Sendo assim, descreva como ela   estava dividida  e especifique os direitos e deveres de cada categoria

a)    A sociedade do Antigo Regime tinha como principal característica o fato de ser estamental, assim sendo, era dividida em classes sociais muito bem determinadas (também chamadas de estamentos) que, por sua vez, não se misturavam.  Tais classes eram também chamadas de Estados.  O Primeiro Estado era composto pelos integrantes da Igreja que era possuidora de grandes porções de terra, participava politicamente se aliando ao Rei e possuía o privilégio da isenção do pagamento de impostos. O Segundo Estado era formado pelos nobres que, juntamente com o Rei e o Clero, dominavam as questões políticas e viviam ou da pensão paga pelo Estado ou dos tributos recolhidos dos camponeses. Tal como o Clero era isenta de obrigações tributárias. As camadas populares e a crescente burguesia se concentravam no Terceiro Estado. Essa grande parcela da população era responsável pelo pagamento de impostos altíssimos e tinha sua participação política limitada. Acima de todas as classes e demais cidadãos estava  o Rei, com poderes absolutos, intervinha em todas as questões
políticas e econômicas

b) Descreva como Montesquieu no livro  “ espirito das leis” escreveu em poucas linhas uma maneira de eliminar a base centralizadora do poder absolutista dos reis

b)    Com base na teoria da divisão do poder em três categorias distintas e independentes : Executivo, Legislativo e Judiciario



9 - Cite algumas  características do pensamento Iluminista

Valorização da razão como instrumento primordial para compreensão da sociedade e do mundo e para se alcançar qualquer tipo de conhecimento

Crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade

Valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza, quanto da sociedade

Crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem   




Essa  questão abaixo é com vocês !


10 -  Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:

I - Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas  representavam uma nova forma de ver e entender o mundo partindo muitas vezes do questionamento
II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana de buscar na própria capacidade de raciocinar um entendimento para as coisas
III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento importante para o desenvolvimento do homem
IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.

Assinale:

(A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. 
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.






Observações :





O  comportamento  do aluno durante as aulas 
também faz parte das avaliações de história

Educação também envolve a capacidade de
 respeitar as diferenças e principalmente
 o respeito aos seus semelhantes.

 Quem desconhece este princípio não está preparado para o mundo contemporâneo !


Boa sorte !




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