quinta-feira, 5 de abril de 2012

Crise do Império Romano - Exercícios




Atenção alunos de história da turma 703 do CIEP 369 !




 Testem os  seus conhecimentos
 com estes exercícios já resolvidos


Questão 1
Em que medida a retração da economia romana determinava o enfraquecimento das defesas que cuidavam das fronteiras do território?
Resposta :

Partindo do fato de que as atividades econômicas geravam renda em forma de imposto para o governo de Roma, observamos que o processo de retração estabelecia a diminuição dos recursos a serem utilizados na preservação das forças militares de fronteira. Dessa forma, as civilizações que faziam fronteira com o Império Romano tinham a oportunidade de adentrar os domínios e conquistar territórios.
Questão 2
Quais custos envolviam a proteção das fronteiras que formavam a extensão do Império Romano? E de que modo esses custos atrapalhavam o incremento de escravos na economia romana?
Resposta :
Ao longo do tempo, o governo tinha que gastar cada vez mais recursos para preservar os territórios conquistados com a formação de enormes exércitos de fronteira. Nesse contexto, a conquista de novas terras perdia espaço para a preservação dos territórios já dominados. Desta forma, o Império Romano passava a experimentar grandes dificuldades para obter um grande número de escravos, já que boa parte destes eram obtidos através de novas conquistas militares.
Questão 3
De que modo a diminuição na oferta de escravos afetou as grandes propriedades rurais romanas?
Resposta :

Com o passar do tempo, os grandes proprietários tiveram grandes dificuldades para comprar escravos. A falta desses trabalhadores no mercado impunha uma elevação de seu preço que acabava influindo nos custos de produção da propriedade. Com o passar do tempo, não mais podendo sustentar uma grande propriedade com muitos escravos, os donos de terra passaram a arrendar parte de seus domínios através do sistema de colonato.
Questão 4
É possível empreender alguma relação entre a crise do Império Romano e a disseminação do cristianismo? Justifique sua resposta.

Resposta :

Sim. Conforme tal religião tomava espaço, percebemos que a escravidão passou a ser vista como um tipo de prática contrária aos valores do cristianismo. Afinal de contas, na medida em que via o seu próximo como a um irmão, o indivíduo convertido ao cristianismo não mais aceitava a escravidão como prática aceitável.
Questão 5
) Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:
a) foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;
b) foi a causa principal da falta de escravos;
c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos;
d) incentivou o crescimento do comércio;
e) proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas.

Resposta :

Letra A. Na medida em que as invasões bárbaras se avolumavam e a quantidade de escravos diminuía, diversos donos de terras passaram a arrendar parte de suas propriedades para escravos libertos ou patrícios que saíam das cidades em busca de segurança e sustento no meio rural.








2 comentários:

  1. Vitóriia akiiêe .. Vlw feessor.. jaah pegueeii as respostaas;; kkk's

    ResponderExcluir
  2. Você foi rápida !
    rsrs

    Não esqueça de compreender os aspectos desta crise que apresentando vários elementos em conjunto foram responsáveis pela crise do Imperio Romano. Atente para a falta de escravos com a paralização das conquistas, a invasão dos povos bárbaros, a fuga de pessoas para as áreas rurais já que viver nas cidades era inseguro por conta dessas invasões e a formação do colonato. Bons estudos

    ResponderExcluir