sábado, 19 de maio de 2012

Cinema e História : Coração de Cavaleiro

Cinema e História













Coração de Cavaleiro
Os jogos medievais ao som do Rock and Roll


   Vibrante como o grupo de rock inglês Queen, e sua fantástica capacidade de criar músicas que vão sobrevivendo ao tempo, como autênticos clássicos, assim é o início do filme Coração de Cavaleiro ("A Knight´s Tale", no original em inglês), produzido pela Columbia Pictures, dirigido por Brian Helgeland e estrelado pelo jovem ator Heath Ledger (que já havia feito grande sucesso entre as garotas no épico "O Patriota", com Mel Gibson).
Alguns críticos torceram o nariz, disseram que o filme era uma adaptação do mega-sucesso "Gladiador" (de Ridley Scott) para o período medieval. A semelhança talvez se refira ao fato de que os torneios medievais, assim como as lutas de gladiadores no Coliseu, tenham se tornado o cenário principal do filme, no entanto, o diretor Helgeland parecia mais disposto a divertir o público do que gerar comoção e reflexão.



Homem-sobre-cavalo-correndo


A história contada nas telas mostra o empenho de um jovem camponês para se tornar um cavaleiro medieval, numa época em que essa possibilidade só estava disponível para filhos de nobres (idéia essa apresentada logo no princípio do filme), motivo pelo qual o personagem William Thatcher troca seu nome para Von Lieschentein, assume um título de nobreza, providencia papéis falsificados que atestem sua origem de sangue azul e parte para os combates.
Não faltam opositores interessados em, literalmente, "queimar o filme" do herói Will e seus seguidores, nesse aspecto, o filme não deixa a desejar, mantendo o interesse dos espectadores até o final.
Em termos educacionais, Coração de Cavaleiro tem grande utilidade ao trazer a tona aspectos do cotidiano medieval, as diferenças entre os grupos sociais da época, costumes e valores predominantes naquela sociedade e, principalmente, uma visão dos torneios e especificamente, das justas. A trilha sonora torna o filme um grande entretenimento, atrai os jovens, faz com que eles se interessem pelo assunto, torçam pelos heróis, assistam os combates e se interessem pela Idade Média, precisa mais que isso?




  Professores utilizem o filme de forma a destacar os detalhes que se relacionam ao que existe nos livros sobre o assunto, questionem sobre a não menção ao sistema feudal, perguntem sobre as regras da cavalaria, indaguem sobre a formação dos cavaleiros, resgatem a lenda de Excalibur, falem sobre outros filmes (como o recém-lançado em vídeo "As Brumas de Avalon", o já consagrado "Excalibur" de John Boorman ou o desenho clássico da Disney, "A Espada era a Lei"), peçam a leitura de textos curtos e façam com que seus alunos entendam e, principalmente, curtam muito essa rica Idade Média.




Ficha Técnica

Coração de Cavaleiro
(A Knight´s Tale)
País/Ano de produção:- EUA, 2002
Duração/Gênero:- 131 min., Aventura
Disponível em VHS e DVD
Direção de Brian Helgeland
Roteiro de Brian Helgeland.
Elenco:- Heath Ledger, Mark Addy, Rufus Sewell, Shanny Sossamon,
Paul Bettany, Laura Fraser, Alan Tudyk, Berenice Bejo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário