sábado, 7 de julho de 2012

Um olhar Nazista sobre o Nazismo




Um olhar Nazista sobre o Nazismo




   Para pessoas acostumadas com filmes americanos, que mostram nazistas como “estatuas”, frias, e sem sentimentos, será no mínimo estranho assistir um filme como  A queda , uma produção alemã de 2004, que nos apresenta o  nazismo, através de olhos nazistas. No filme,  Aldof Hitler, é um ser humano ,que comete erros, tem sentimentos ­ ­­­­—  enquanto “não esta sendo o Führer“ —, e não é um simples robô, programado para exterminar não-arianos .

A trama de A queda ,se desenvolve no bunker onde Hitler passou suas últimas horas, lá Hitler vive suas últimas emoções antes de se suicidar, após perceber, que já não haveria mais esperanças de vencer a guerra.

   A história do longa-metragem se inicia com a seleção de uma secretária pessoal para Adolf Hitler, tal seleção é feita pelo próprio Führer. E é a partir do ponto de vista, da secretária escolhida ,Traudl Junge, que acompanhamos a queda Hitler.

  A obra é baseada nos relatos de Traudl Junge, além de ter inspiração nos livros de Joachim Fest, uma das maiores autoridades em nazismo.

  Temendo ser capturado por tropas russas, um médico nazista, detona granadas ,matando sua esposa e seus filhos, enquanto todos estavam à mesa. E essa, por seu teor de guerra, e por indicar o que viria a seguir na trama (uma série de suicídios), é a cena mais marcante do filme.












Nenhum comentário:

Postar um comentário